sábado, 1 de maio de 2010

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2010, foi comemorado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) com programação cultural na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, com o lema “Mais autonomia, mais cidadania e menos violência para as mulheres brasileiras".

O evento marcou o centenário da data e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da SPM, Nilcéa Freire. Além da presença do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, entre outras autoridades.

A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde. Durante o evento, foi assinado um decreto presidencial que prevê a criação de um grupo de trabalho para analisar a criação do Memorial da Mulher Brasileira.

O espaço deverá funcionar como um museu interativo com os registros da participação das mulheres em episódios da história do país. O memorial terá sua sede no município do Rio de Janeiro.

Também houve a assinatura de um acordo que prevê a entrega de carros e kits multimídias (dois computadores, uma impressora, uma câmera fotográfica ou filmadora, uma tela, um datashow e uma televisão) para 24 prefeituras do estado do Rio de Janeiro. Esses equipamentos foram doados pela SPM aos organismos locais de políticas para as mulheres e chegarão aos municípios até o fim de 2010.

Esses equipamentos servirão para fortalecer e ampliar a atuação desses órgãos. Na solenidade, houve ainda o anúncio de repasse de recursos para algumas das ações previstas no Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, criado em 2007 pela SPM e que conta com a adesão de 24 estados.

Fonte: http://www.agenciario.com.br/materia.asp?cod=75397&codEdit=3

Um comentário: